A manutenção regular do Painel é indispensável para o bom funcionamento e também da durabilidade do seu sistema.
Sabemos que o sistema está sujeitos ao desgaste natural, assim como qualquer outro equipamento, especialmente as placas solares fixadas sobre o telhado, que ficam expostas às mais diversas condições climáticas e ao acúmulo de sujeira.
Sem a manutenção periódica de limpeza, as placas solares podem apresentar perda significativa na geração em pouco tempo. No longo prazo, a falta de manutenção técnica pode acelerar a deterioração dos equipamentos fotovoltaicos, resultando em falhas ou até perdas dos mesmos e em maiores gastos com uma manutenção corretiva.
Porque os painéis solares ficam sujos?
As placas solares instaladas no seu telhado ficam sujas principalmente por causa da poeira e da poluição. Em cidades altamente urbanizadas como São Paulo, onde a poluição é significativa, os painéis fotovoltaicos podem ficar sujos em menos de 1 ano.
Na maioria das vezes, uma boa chuva fará um excelente trabalho de limpeza das placas solares. A maioria dos telhados no Brasil possui 15° ou mais de inclinação, o que facilita que a água da chuva escorra sobre o painel e assim leve o grosso da fuligem embora.
No entanto, não é sempre que essa solução natural está disponível, como durante as estações secas ou em regiões de poucas chuvas, situações nas quais as placas fotovoltaicas vão ficando muito sujas e necessitam de limpeza.
Também é necessário limpar as placas fotovoltaicas no caso de sujeira causada pelas fezes de pássaros e folhas mortas, que são raras a menos que existam muitas árvores, pombas e passarinhos por perto, mas podem impactar a produção de energia solar do seu sistema.
Comments