String box: um escudo contra curto-circuitos e choques elétricos

Quem está chegando agora no mercado de energia solar talvez não saiba o quanto a área já se desenvolveu no decorrer dos anos – e quantas dificuldades foram superadas. No início do uso da energia fotovoltaica em residências, além do desperdício de energia produzida, os curtos-circuitos e surtos elétricos eram bem comuns. O ponto de virada nessa história aconteceu com o uso da string box.


Vamos entender o que é esse importante item do sistema fotovoltaico e qual a relevância dele para a eficiência na geração de energia solar, sendo um dos DIFERENCIAIS DA GP.


O que é a string box?


Traduzindo literalmente, string box quer dizer caixa de junção. Ela é responsável por isolar o sistema de geração de energia solar do restante do sistema elétrico, protegendo a parte CC (corrente contínua). O equipamento fica entre o inversor – que é o motor principal – e os módulos – que geram a energia. Seu funcionamento é parecido com os disjuntores de energia nos sistemas elétricos tradicionais: ela corta a conexão entre os sistemas, desvia a energia e limita a tensão em situações de surto elétrico. A string box não consome energia e realiza um importante trabalho de escudo na geração de energia solar.


O que compõe uma string box?


A string box conta com três componentes principais: o invólucro, o disjuntor CC (ou chave seccionadora) e o DPS. O invólucro é uma caixinha responsável por acomodar os dispositivos de proteção e as conexões elétricas, protegendo os componentes contra intempéries e os usuários contra choques elétricos. Já o DPS (dispositivo de proteção contra surto), protege a instalação de descargas atmosféricas, que podem gerar surtos de tensão ou correntes. O disjuntor CC tem a tarefa de defender os cabos de sobrecargas e curto-circuitos e também deixa a instalação mais segura. A chave seccionadora permite a conexão e desconexão da corrente contínua do sistema fotovoltaico. A maioria das marcas trabalha apenas com chave seccionadora porque o disjuntor precisa ser preparado com uma corrente muito próxima do que o sistema vai gerar. A função do DPS na string box é proteger o inversor contra sobretensões vindas do circuito CC. De forma integrada, esses elementos garantem a segurança do sistema fotovoltaico e a proteção dos usuários da energia solar.


Cuidados na instalação da string box


O departamento de assistência técnica da Helte faz um alerta: é preciso ter muita cautela para a instalação da string box. O primeiro passo é conferir se a string box adquirida é compatível com o inversor adquirido. Além disso, a caixa de junção também deve atender a todas as necessidades do local de instalação, tanto técnicas quanto estéticas.

O mau contato é outra preocupação enquanto o equipamento é instalado, podendo gerar faísca e até incêndios, queimando o produto. Isso pode ser evitado com o uso das ferramentas corretas para instalação de energia solar – nada de gambiarras!

A inversão de polaridade é mais um erro rotineiro. A recomendação é contar com o uso do multímetro, ferramenta de medição, para verificar se os cabos não foram conectados nos módulos de forma invertida, gerando a polaridade inversa. Esse problema não vai danificar o inversor, mas não será possível ligar o sistema.

Ah, atenção também com os bornes! Eles são elementos de ligação presentes nos painéis e quadros elétricos e têm como finalidade fazer a conexão entre os dispositivos elétricos que estão dentro do painel e interligar o painel com os fios ou cabos externos. É importante verificar se não afrouxaram durante o transporte. Para o bom funcionamento do sistema, eles precisam estar bem firmes.

Uma última dica é a verificação se há mais entradas do que saídas na string box, já que alguns modelos têm essa particularidade. Alguns inversores não são compatíveis, então a indicação é consultar os dados do equipamento para saber se ele aceita o paralelismo.

Segurança e longevidade


A vida útil de um sistema de geração de energia fotovoltaico é de cerca de 25 anos. Boa parte dessa longevidade pode ser depositada na conta da string box. O equipamento é essencial para evitar danos e reparos frequentes. Com ela, a instalação de energia solar em pequena escala também é garantida, uma vez que oferece a segurança para uma instalação que ocorre tão próxima do usuário, no próprio imóvel.


Fonte: Helte



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A energia solar consiste em uma fonte de energia totalmente natural, ecológica, inesgotável e gratuita, que não agride, de maneira nenhuma, o meio ambiente. Em escala global, o potencial de energia so